segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

.
Sinalizando com os bons exemplos, o Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é uma prova contundente de que se pode trabalhar com as Ciências Naturais como um bom investimento, em todos os sentidos.
Chegou-se, nessa instituição, à agregação de provavelmente a maior coleção de mamíferos fósseis da América do Sul. A sua exposição é distribuída ao longo de três andares que entontecem aos visitantes pela qualidade do exposto, seja pela qualidade unitária, seja pela sua dimensão enquanto coleção.
É a qualidade de um museu como este que garante um esforço e uma força integrados junto ao Governo de Minas Gerais para que se consiga acordos para o retorno de peças originadas de escavações em território mineiro. Em função disto, o Museu de København (Kopenhagen) acordou em termos de um comodato, por dez anos, renovável por mais dez anos, do acervo levado por Peter Wilhelm Lund, à Dinamarca, no século XIX. Graças a isto, Minas Gerais passará a contar com mais um Museu, que será construído na Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa. Além deste, também contarão com partes do acervo o Museu dos Primeiros Americanos, no Parque Estadual do Sumidouro e o Receptivo Turístico da Gruta de Maquiné, em Cordisburgo.
Abaixo as fotos do Museu de História Natural de Minas Gerais tiradas por Marcelo Olisa, que as exibe em seu site do Skycrapercity:
http://www.skyscrapercity.com/archive/index.php/t-894330.html
.
O Museu
.
Dinossauro - reconstituição externa.
.
Panorama interno
.
Um dinossauro.
.
Um Glyptodon.
.
Macrauchenia
.
Toxodon
.
Preguiça Terrícola
.
Preguiça terrícola.
.
Preguiça terrícola
.
Seres marinhos
.
Reconstituição de peixe fóssil
.
Ave predadora extinta.
.
Pterosauro
.