segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Catonyx, uma preguiça terrícola extinta de Paripiranga.

.
O Catonyx é um gênero das extintas preguiças terrícolas, atingindo até 3,5 metros de comprimento por 1,7 metros de altura, pesando entre 500 e 700 kg.
Com surgimento por volta de 300.000 a 125.000 anos atrás, extingüiu-se entre 11.000 e 10.000 anos atrás.
Suas datações mais recentes, na Serra da Capivara, no Piauí, atingem 10390 ± 80 anos, e, em Minas Gerais, cerca de 9.900 anos.
Enquadra-se na Família Mylodontidae, em sua subFamília Scelidotherinæ.
Anteriormente tida como geralmente associada a um outro gênero da mesma subFamília, o Catonyx é considerado, atualmente, sinônimo de Scelidodon.
Em relação a este gênero de preguiça terrícola, aparece o trabalho de Mário André Trindade Dantas, que pertence ao Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe.
.
DANTAS, Mário André Trindade. “Sobre a ocorrência da preguiça gigante Catonyx Cuvieri (Lund, 1839) Na Gruta da Roça Nova, Paripiranga, Bahia.” Rio de Janeiro (Rio de Janeiro): Sociedade Brasileira de Paleontologia, Boletim da Sociedade Brasileira de Paleontologia, n.53, p.42, Janeiro, Fevereiro e Março de 2006.
.
"A ocorrência de fósseis da megafauna (mamíferos gigantes) em cavidades naturais no Estado da Bahia vem sendo registrada desde 1983. Há registros nas grutas: Toca da Boa Vista e Toca do Barrigudo (Município de Campo Formoso), Lapa dos Brejões (Morro do Chapéu), Toca dos Ossos (Ourolândia), Poço Azul (Nordestina), Toca das Onças, e Túnel (Santana). No Município de Paripiranga, Bahia, há aproximadamente 12 anos, foram coletados fósseis de mamíferos gigantes em uma gruta localizada no povoado de Roça Nova (coordenadas 10º39´09"S e 37º55´48"W).
.
Deste material, apenas uma peça faz parte do acervo do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Sergipe (LPUFS), sendo a sua identificação o objetivo dessa comunicação. A peça LPUFS 2187 é uma garra (falange distal) de uma preguiça gigante. Estes animais apresentavam garras nos dedos dos pés e mãos. Nas garras dos pés, a altura da face de articulação com o metatarso é menor que a largura transversa do mesmo, ocorrendo o oposto com as garras das mãos. A identificação especifica desta peça se deu através da comparação com as medidas das garras do dedo III do pé de: Eremotherium, que possui apenas uma garra no pé, no dedo III; Glossotherium e Catonyx, que possuem três garras nos dedos dos pés cada, sendo a do dedo três a maior. Em Glossotherium, assim como em outros membros da Subfamília Mylodontinae, as medidas de suas falanges distais são diminutas quando comparadas com as medidas do fóssil LPUFS 2187, e das garras de Eremotherium e Catonyx.
A falange distal do dedo III em Catonyx diferencia-se da de Eremotherium, por apresentar, em sua porção dorsoproximal, uma nítida e estreita concavidade mediana, e pela presença, na face de articulação com o metatarso III, de uma crista média mais alta, características também observadas na peça LPUFS 2187. Deste modo, o exemplar LPUFS 2187 é identificado como sendo uma falange distal do dedo III esquerdo do pé pertencente à espécie Catonyx cuvieri, sendo este o primeiro registro da megafauna do Pleistoceno final - Holoceno no Município de Paripiranga, Bahia."
.