quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Eremotherium", nossa Preguiça Gigante.


.
Por praticamente toda a Bahia são encontráveis, especialmente em cacimbas e cavernas, restos fósseis de Preguiças Gigantes.
Glossotherium, Eremotherium e Scelidotherium. Preguiças terrícolas no Museu nacional - Rio de Janeiro
.
Na Classe Mammalia, isto é, dos Mamíferos, aparece a Superordem Xenarthra, que é dividida em duas ordens, a Ordem Cingulata, na qual se incluem os popularmente conhecidos tatus e os extintos gliptodontes, e a Ordem Pilosa, que é formada por duas ramas.
A sua Subordem Vermilingua agregaga os popularmente denominados “tamanduás”, enquanto a Subordem Folivora tem assentados os representantes das popularmente denominadas “Preguiças”.
As Folivora ou Preguiças são divididas em quatro Famílias biológicas.
A primeira Família é aquela denominada Bradypodidæ, que inclui as preguiças arbóreas de três unhas.
Outra família é a Megalonichidæ, que tem por representantes atuais as preguiças de duas unhas e muitos gêneros extintos.
As outras duas famílias tiveram seus representantes extintos. São a Milodontidæ e a Megatheriidæ, de preguiças terrícolas.
A Família Megatheriidæ inclui aquelas que denominamos Preguiças Gigantes, possuindo duas subFamílias.
A subFamília Megatheriinæ tem por um representante o gênero Megatherium, que ocorre no sul continental, distribuída entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai.
O outro representante dessa subFamília Megatheriinæ é o gênero Eremotherium. Este se distribuiu desde o Sul do Brasil, existindo por todo o Continente acima dessa região, América Central, até a porção central da América da Norte.
esqueletos fósseis de Megatherium e Eremotherium. Menino escala aproximadamente 1,3 m.
.
Ambos os gêneros mereceram o apelido "Preguiça Gigante", possuindo 4 metros de altura, quando em pé, e seis metros de comprimento, tomados das pontas do focinho à calda. Visualmente apresentavam pouca diferença, apenas o Megatherium aparentando ser mais "encorpado" que o Eremotherium.
Eremotherium - esqueleto e sua reconstituição.
.
Já foram apresentadas várias espécies do gênero Eremotherium:
- Eremotherium laurillardi
- Eremotherium mirabilis
- Eremotherium hudsoni
- Eremotherium rusconi
- Eremotherium eomigrans
- Eremotherium sefvei
Atualmente, Castor Cartelle defende que são todas as demais apenas variações da primeira espécie apontada, a Eremotherium laurillardi.
.
.