segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Escavando como Paleontólogos"

.
Considerando ser importante sublinharmos experiências extremamente interessantes, destacamos a aula abaixo, realizada no Núcleo Educacional Infantil, em Natal, Rio Grande do Norte, como algo que deve ser contemplado e, sugerimos, seguido.
.
"ESCAVANDO COMO PALEONTÓLOGOS: UMA EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA PROFISSÃO"
Publicado a 10/08/2009
Por Patrícia Lúcia Galvão da Costa

do NÚCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Natal - RN
Co-autoria: Raimunda Porfírio Ribeiro
.
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino: Educação Infantil
Componente Curricular: Natureza e sociedade
Tema: Objetos e processos de transformação
.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
Ter noção da função do paleontólogo, profissional responsável diretamente pela descoberta e comprovação da existência dos dinossauros na terra.
Duração das atividades
Os momentos da aula devem ter duração de 15 a 20 minutos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Brincar de Paleontólogo
Essa atividade tem como finalidade mostrar um pouco do papel que tem o paleontólogo na pesquisa dos dinossauros. A compreensão do tema deve ser realizada por intermédio do faz de conta (as crianças brincam de paleontólogo).
.
1º momento - O (a) professor(a) pode selecionar textos para ler para as crianças sobre o trabalho do paleontólogo. a leitura tem como orientação as seguintes questões:

* o que faz um paleontólogo?
* onde encontrar os fósseis?
* o que o paleontólogo faz para montar as peças encontradas (fósseis)?
.
2º momento - Pesquisar alguns instrumentos que fazem parte do cotidiano do trabalho dos paleontólogos. As crianças buscam na escola alguns brinquedos que apresentam aspectos similares aos das ferramentas reais para utilizar no faz de conta. O(a) professor(a) leva para a sala de aula alguns desses brinquedos (instrumento da atividade das crianças) e explica o procedimento desse pesquisador para fazer suas descobertas e para montar o fóssil.
.
3º momento – Propiciar uma vivência das crianças com a função do pesquisador, o(a) professor(a) lança mão do faz de conta para brincar de paleontólogo. Ele(a) pode adquirir em lojas de brinquedos, esqueletos de dinossauros (brinquedos de plástico). Em seguida, divide o esqueleto em partes que as crianças possam manipular; delimita uma área na escola e enterra as partes do dinossauro e organiza a turma em grupos de quatro crianças, para fazer a escavação. Terminada a primeira parte, as crianças voltam à sala de aula para fazer a montagem.
.
4º momento – Na sala, cada grupo, com seu fóssil nas mãos, começa a fazer a montagem das partes, estabelecendo a relação das partes para formar o todo. A professora auxilia na identificação da partes e na montagem.
.
.
Avaliação
Avalia-se a participação das crianças nesse momento de escavação e seu interesse pela atividade, analisando se as crianças conseguiram estabelecer relações lógicas (partes x todo) para montagem do fóssil; ainda observa-se o movimento de pinça para manipulação das peças de montagem.
.
.
Do site:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3166
.