quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dinossauro? Apontando erros...

.
Cumprindo meu papel de esclarecer, no possível, erros que possam afetar a interpretação, por leigos, por haver interrelação com material fóssil encontrado em solo baiano.
Uma matéria publicada pelo site "globo.com", em seu canal "ciência e saúde", área de "Paleontologia" anunciou:
"Policiais peruanos encontraram uma mandíbula de dinossauro durante uma revista de rotina em um ônibus. O flagrante aconteceu em Arequipa, ao Sul de Lima. A imagem é de terça-feira (25). (Foto: Reuters)"
Abaixo uma imagem da matéria, publicada no site:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL363668-5603,00-POLICIAIS+PERUANOS+ENCONTRAM+FOSSIL+DE+DINOSSAURO+EM+ONIBUS.html.
.
Abaixo a imagem destacada do fóssil:
.
Considerando que fósseis similares a esse podem ser encontrados em nossos terrenos, observe-se o fóssil encontrado no Peru e exposto na Universidad Nacional Mayor De San Marcos, em Lima, no Peru, país do encontro desse exemplar:

Trata-se de um Cuvieronius hyodon, um mastodonte. Estes eram grandes mamíferos que tiveram um representante que viveu em nossos terrenos entre dois milhões e dez mil anos atrás, quando, enfim, extinguiu-se.
Há dois gêneros de mastodontes que habitaram a América do Sul, dividindo-se em três espécies. São a Cuvieronius hyodon, a Stegomastodon platensis e a Stegomastodon waring.
Somente esta última espécie aparece como fóssil no terrenos baianos:

Observe-se a rama mandibular esquerda de um Stematodon waring encontrado em Araxá, Minas Gerais, similar àquelas encontradas na Bahia:

Abaixo, um exemplar de dentes de mastodonte, Stegomastodon waring, encontrado em terrenos baianos:

Desta maneira, fica claro que se alguém encontrar um fóssil similar ao apontado na reportagem da Globo, em nossos terrenos, não seria "um dinossauro", mas sim um mamífero. Um mamífero grande, mas mamífero sim, jamais um dinossauro.
.
.