terça-feira, 24 de novembro de 2009

Madeira Fossilizada, na Bahia.

Madeira fossilizada exposta no Museu Geológico da Bahia, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia.
.
A denominada madeira petrificada é um fóssil dos mais conhecidos, que ocorre na Bahia em vários locais, destacando-se Macururé e Petrolândia.
Sua formação se dá especialmente pela substituição do Carbono presente na Celulose por Sílica. Daí, neste caso, é um processo de Substituição, o qual provoca uma Silicificação, gerando uma Pseudomorfose.
.
Aspectos de Madeira fossilizada encontrada no Município de Petrolandia, exposta no Museu Geológico da Bahia, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia.
.
Amostra de Madeira fossilizada, encontrada no Município de Monte Santo, exposta no Museu Geológico da Bahia, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia.
.
É uma Pseudomorfose porque, apesar da forma preservada, ali não temos mais madeira.
A madeira petrificada é uma madeira que foi silicificada, um fóssil, na verdade, uma rocha que substitui completamente o antigo vegetal.
A Celulose é o componente estrutural da madeira, o que a torna o principal componente da estrutura de sustentação orgânica de uma ávore. Trata-se de um polissacarídeo de alto peso molecular que não é solúvel em água”.
A Sílica aparece como uma variedade hidratada de Óxido de Silício, ou seja, basicamente a mesma composição do Quartzo, acrescida de água.
No processo de silicificação que gera "pseudomorfoses", perde-se o material orgânico original, substituído por outro inorgânico. No caso em questão, o material esquelético original de ávores, no caso a madeira, é substituído por um novo mineral, no caso um mineral de Sílica.
.
Madeira fossilizada, encontrada no Município de Macururé, depositada atualmente no Campus VII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Doação de Jayme Vasconcellos.
.
Também os espaços vazios acabam preenchidos por Sílica, que vem sob a forma de um silicato hidratado, como calcedônia ou opala. Assim, o material original, a celulose, não permanece.
A opala é uma variedade criptocristalina, ou seja, microscópica, de Quartzo, hidratada, ou seja, rica em água.
Opala - SiO2 + xH2O
.
Moléculas de Celulose..
Passagem de líquido (solução) formada principalmente por água (H2O) e Óxido de Silício (SiO2).
.
A solução leva os átomos de carbono e deixa a sílica em seu lugar, na molécula.
.
Outro tipo de pseudomorfose é aquela em que antigas conchas se tornaram conchas fósseis piritizadas, isto é, seu antigo CaCO3 foi substituído por FeS2.
Exemplo de fossilização por Piritização:
Amostra do mineral Pirita - FeS2 - Sulfeto de Ferro.
a)Exterior de Concha de Cardoceras, da Russia. Corte mostra o interior Piritizado.
Detalhe do interior do fóssil de Cardoceras, da Russia.
.