quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Pangéias

.

.
Pangéia é uma agregação de todas as massas continentais terrestres. Ao contrário do que pensam muitos, podem existir, entre elas, áreas de mares. Entretanto, o grande diferencial é que essas águas têm fundo continental. Ou seja, não são águas oceânicas.
Houve quatro Pangéias na História Geológica.
A primeira pangéia denomina-se Columbia, tendo surgido entre 2,0 e 1,9 bilhão de anos atrás. Foi formada pela uma agregação relativa dos três grandes continentes, Atlântica, Ártica e Ur. Os terrenos baianos encontravam-se dentro do continente de Atlântica, passando a ocupar uma região central naquela pangéia.
Há 1,5 bilhão de anos essa primeira pangéia viu-se, finalmente, estilhaçada, formando vários continentes.
Há 1,1 milhão de anos atrás formou-se uma nova Pangéia, a Rodínia. Sua coesão foi mantida até 750 milhões de anos atrás, dando-se novo espedaçamento.
Nova agregação, isto é, outra Pangéia, ocorreu há 600 milhões de anos, estendendo-se até 540 milhões de anos atrás. Foi a denominada Pannotia.
Finalmente, a última pangéia foi aquela denominada Pangéia, formada há 255 milhões de anos. É a Pangéia propriamente dita, formada por duas partes principais, a Laurásia e o Gondwana, em parte separadas pelo Oceano Tethis. A Bahia ocupava sua posição dentro do Gondwana.
Há cerca de 225 milhões de anos, o Pangéia sofreu sua primeira grande cisão, com Laurásia e Gondwana separando-se.
O Gondwana, formado pelas maiores partes do que atualmente conhecemos como América do Sul, África, Austrália, Antártica e Índia, mergulharia, ele próprio, em seu processo de cisões contínuas, até que essas partes se vissem separadas.
.