segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Nuvens iridescentes em Tanquinho, Bahia.

Nuvem Iridescente, em Tanquinho, antigo Tanquinho de Feira, na Bahia.
.
Nuvens iridescentes são fotometeoros, isto é, fenômenos óticos que ocorrem na atmosfera, sendo mais ou menos raros. Um deles é o arco-íris. Outro, bem menos freqüente, são as nuvens iridescentes.
Nuvens iridescentes são irisações que se revelam pela ocorrência de cores em nuvens. Ocorre em nuvens como altocumulus, cirrus, cirrus estratus, cirrus cumulus. Sua presença pode ser desde cores altamente vívidas a desbotadas, mais ou menos perláceas.
São devidas a um fenômeno chamado Difração, no caso Difração Ótica, que ocorre quando da passagem da luz solar através de gotículas d'água ou cristaizinhos de gelo.
Difração ótica é um evento que ocorre quando as ondas luminosas passam por um orifício ou realizam um contorno de um objeto que possui dimensão da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda.
Ou seja, podemos contar com esse efeito quando temos um elemento que se comporte como uma trama fina, constituindo pequenos obstáculos. No caso, para as nuvens iridescentes, devemos considerar as gotículas de água na nuvem como as formadoras dessa trama.
Diferem-se daqueles efeitos provocados por critais de gelo um pouco maiores, que produzem halos, que não são fruto de difração, mas de refração. São resultado da ação da luz sobre gotículas algo maiores, que não produzem iridescência, produto da difração, mas sim fenômenos relacionados à refração, como o arco-íris.
.
Nuvem Iridescente, em Tanquinho, antigo Tanquinho de Feira, na Bahia.
Os tamanhos das gotas são basicamente similares, provocando esse efeito de iridescência. Quanto mais homogêneas as gotículas, mais intensas as cores.
Nuvens tênues similares a essas provocam uma coroa iridescence em torno do Sol ou da Lua.
Tanquinho
.
A bela nuvem iridescente foi anotada em Tanquinho, mostrada nas fotos acima, ocorreu em 28 de Dezembro de 2009, às 13 horas e 15 minutos. Temperatura a médios 29°C, máxima de 35°C e mínima de 23°C, no dia, com tempo parcialmente nublado, vento L a 32 km/h e umidade de 84%. O sentido da Fotografia exposta nesta comunicação é Azimuth 210 graus.
.
- Iridescent clouds - Bahia - Brazil
.