segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Terremotos em Mutuípe

.
- TERREMOTO 1

Fonte dos dados: Observatório Sismológico da Universidade de Brasília
http://www.obsis.unb.br

Equipe responsável pelo Boletim Sísmico Brasileiro (Sisbra)
* Analista Senior: Diogo Farrapo Albuquerque
* Mapas: Kate Tomé de Sousa
* Coordenação Geral: Prof. Lucas Vieira Barros
.
- Terremoto - 01 de junho de 2010
- Epicentro: Mutuípe
Hora (JAN7): 06:58:47,25 (UTC);
Epicentro: Mutuípe (BA);
± 37 Km de Santo Antônio de Jesus (BA);
± 95 Km de Jequié (BA);
± 109 Km de Salvador (BA);
± 117 Km de Feira de Santana (BA);
Localização: Lat. -13,20°, Lat. -39,50° (Erro: ± 0,09°);
Magnitude: 3,2 mD.
Observação: A localização epicentral foi realizada baseando-se em informações macrossísmicas.
.

.

.

.
Uma pequena nota no "ATarde online":
Tremor volta a atingir Mutuípe e assusta moradores
“Um abalo sísmico atingiu a cidade de Mutuípe (a 241km de Salvador) por volta das 3h30 da manhã desta quinta-feira, 27. Só neste ano foram quatro tremores de terra na região em dois meses. O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora toda a região Nordeste, ainda não possui informações detalhadas sobre o tremor.
Apesar de não ter sido registrado estrago na cidade por conta do abalo, moradores relataram que o barulho foi mais forte em relação aos outros tremores. Eles disseram ainda que portas, janelas, telhados e sofás tremeram no momento do abalo.
Na Maternindade Clélia Rebouças, macas e armários com medicamentos balançaram, mas não houve danos maiores à unidade hospitalar.
Fonte Cristina Santos Pitta - 27/05/2010 às 16:30 - com redação de Michele Mendes do A TARDE On Line.
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=2519553
.

- TERREMOTO 2


"Terremoto na Bahia: Dois graus na escala Richter"
Segundo Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório, a magnitude do tremor foi de dois graus na escala Richter.
17/03/2010 - 17:08 - Terra

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou a ocorrência de tremores de terra nos municípios baianos de Mutuípe e Jequiriçá, a 200 km de Salvador, na tarde de terça-feira.
Segundo Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório, a magnitude do tremor foi de dois graus na escala Richter, mas sem consequências. O especialista disse que está fazendo levantamento sobre os abalos que têm ocorrido na região.
Os maiores níveis de atividade sísmica do País são encontrados na região Nordeste, principalmente no Ceará e em Pernambuco, segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP.

Fonte: http://www.clicapiaui.com/geral/1537/terremoto-na-bahia-dois-graus-na-escala-richter.html
.
"Tremor de terra assusta dois municípios no interior da Bahia"
O Globo - Plantão
Publicada em 17/03/2010, às 11h50m

SALVADOR - Os moradores dos municípios de Mutuípe e Jiquiriçá, na Bahia, passaram a noite apreensivos depois que a terra tremeu nesta terça-feira. Segundo o laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o abalo não passou de 2 pontos na Escala Richter, um nível que não causou danos, nem deixou feridos. O tremor de terra ocorreu por volta 13h30m e assustou principalmente porque nunca aconteceu na região.
O laboratório sismológico do Rio Grande do Norte vai fazer um estudo mais detalhado sobre as causas dos tremores registrados. Isso é importante porque tremores de terra sempre preocupam e eles não têm sido tão raros assim na Bahia. No último dia 1º, moradores do município de Apuarema, na região sudoeste, também sentiram a terra tremer. O município enfrentou ainda um vendaval e 18 casas desabaram.
Na semana passada, sucessivos tremores - passaram de 40 - ocorreram na cidade de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco. O de maior intensidade chegou a 3,2 pontos na escala Richter. De acordo com o Departamento Sismológico, os tremores começaram no dia 3 de março. Alagoinha tem 15 mil habitantes.
Os prejuízos foram materiais e casas apresentam rachaduras. De acordo com o Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Alagoinha foi a quarta cidade de Pernambuco a registrar tremores de terra. Caruaru, Belo Jardim e São Caetano já apresentaram tremores diversas vezes. O maior abalo sísmico já registrado na área aconteceu em Caruaru, em 20 de maio de 2006, e atingiu 4. Três estações sismológicas são monitoradas pela UFRN na região, em Caruaru, Sanharó e Gravatá.

Fonte: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/03/17/tremor-de-terra-assusta-dois-municipios-no-interior-da-bahia-916087924.asp
.
- TERREMOTO 3

"Tremor de terra atinge Mutuípe"
Ninguém ficou ferido durante o abalo sísmico, que ocorreu durante madrugada.
Redação Correio da Bahia

"Um abalo sísmico de dimensões ainda não conhecidas atingiu a cidade de Mutuípe, a 241 km de Salvador, na madrugada desta quinta-feira (27). O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora o Nordeste, não chegou a registrar o tremor. As informações são da TV Subaé.
Ninguém ficou ferido e não houve estragos. Mesmo assim, o barulho assustou os moradores, assim como o tremor de móveis e telhados. Este é o quarto tremor de terra registrado na região em 2010.
Segundo o Laboratório Sismológico, os tremores na região do Recôncavo ficaram mais raros no século XX e são geralmente muito rasos, não tendo mais do que 5 km de profundidade."

Fonte:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/tremor-de-terra-atinge-mutuipe/

.
TERREMOTO 4
.
.
"Terra volta a tremer em Mutuípe deixando população assustada"
31/05/2010 às 10:07
Cristina Santos Pita | Sucursal de Santo Antônio de Jesus*

A terra voltou a tremer no município de Mutuípe, no interior da Bahia, na noite deste domingo, 30, por volta de 23h. De acordo com moradores da cidade, esse foi o mais forte dos cinco tremores percebidos nos últimos dias na localidade. Apesar da frequência, não há registro formal dos tremores em laboratórios sismológicos.
O locutor de uma emissora de rádio no bairro Alto das Cajazeiras, um dos mais afetados neste domingo, Fabrício Lopes, disse que sentiu a terra tremer e em seguida ouviu um estrondo. Populares contam que a sensação é de uma explosão acontecendo embaixo da terra.
Na zona rural de Mutuípe, em Piabanha, moradores disseram que as portas de algumas casas abriram sozinhas com o tremor. A população está temerosa com a frequência do fenômeno e pela falta de explicações para o que está acontecendo.
Na ocorrência anterior, na madrugada de quarta, 26, a reportagem de A TARDE entrou em contato com funcionários do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que afirmaram que o tremor não foi registrado pelos equipamentos, apesar de terem sido informados da ocorrência.
*Com redação de Paula Pitta

Fonte: A TARDE On Line
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=2663843
.
.
.
Para conhecer a lista de todos os terremotos registrados na Bahia:
http://museugeologicodabahia.blogspot.com/2011/01/terremotos-anotados-na-bahia.html
.