segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Personagens - Otto Gervasius Billian

.
Otto Gervasius Billian nasceu em Zurich, Suiça, em 21 junho de 1893. Trilhando os passos de sua primeira profissão, em sua cidade natal fez o curso de Relojoaria.

Conheceu a baiana Lúcia Margarida Urpia Neeser. Logo casaram-se, em Zurich.
Otto e Lucy Billian

Veio para o Brasil em 1933, aos 40 anos. Seu sogro Carlos Neeser possuia uma empresa textil, trabalhando com seu filho Hans. Como Otto não falava português, Hans passou a ajudá-lo na sua primeira fase brasileira. Interessado por minerais, procurou comprar mapas e elaborar planos de viagem. Entretanto, não havia mapas adequados. A viagem foi feita de maneira quase que improvisada, buscando-se referências mais seguras.
Otto e Lucy Billian

Foi assim que, em 1935, acompanhado de Hans, realizou a primeira viagem pelo interior da Bahia. Seguiu por Cachoeira, São Félix, Itaetê, Mucugê, Palmeiras. Juazeiro. Levantou quantas informações pode sobre os bens minerais disponíveis e viáveis.
Passou efetivamente a se dedicar à exploração de minérios.
Otto Billian, no centro da foto, de terno, ao lado do acompanhante mais alto, em um atracadouro do Rio Paraguassu - do livro "Pequenas Histórias e Acontecimentos" de Oto Billian

A firma alemã Carl Zeiss, maior consumidora de cristal de rocha do mundo, havia descoberto um sistema de identificação para uso piezoelétrico desse bem mineral. Dela aproximando-se, com amostras apreciáveis de cristal-de-rocha, Otto conseguiu sua confiança, sendo treinado nesse conhecimento. Acabou, pela convergência de objetivos, fazendo-se representante da Carl Zeiss no Brasil. Por tal, em 1937, abriu a firma Empresa Bahiana de Mineraes Ltda.
Otto em Brotas de Macaúbas

Trouxe consigo tecnologia e moderno equipamento alemão para análise de cristal de rocha. Atuava caracterizando, selecionando e comprando cristais-de-rocha, que organizava e providenciava envio para a Alemanha.


Em 1939 passou a trabalhar autonomamente. Independente, descobriu e explorou muitas jazidas. A contemplação da produção baiana de Quartzo para os anos relacionados à II Guerra Mundial mostra uma elevação, a qual está totalmente relacionada à ação de Otto Billian.
Produção baiana de Quartzo.

Procurando sanear as relações entre mineradores e proprietários, quando Implantou sistema de indenização aos proprietários das terras exploradas.
Apontou rumo a avanços nas relações de trabalho. Criou um seguro global para o trabalho nas minas.
Difícil acesso ao interior baiano na década de 1940

Prestou consultoria às prefeituras do interior. Através desta ação, racionalizou e abriu estradas para os garimpos. Isto ampliou sua experiência sobre o tema a tal ponto que, como autor, publicou um livro sobre trânsito e veículos.
Implantou oficinas de lapidação.
Lupa de Otto Billian - Exposta no Museu Geológico da Bahia

Microscópio de Otto Billian - Exposto no Museu Geológico da Bahia

Dedicou-se à fabricação de lentes.
Em Mucugê, Andaraí, Lençóis e Palmeiras atuou na produção de diamantes.
Caminhão em viagem para Mucugê, levando Otto Billian e acompanhantes - Ainda não existiam ônibus para aquela cidade. - do livro "Pequenas Histórias e Acontecimentos" de Oto Billian

Implantou a mina de Manganês engenho Velho I, em Senhor do Bonfim. Esta, junto com as minas Engenho Velho II e Brejinhos constituíam uma única jazida.
Quarzto em Macaúbas.
Quatro acompanhantes de Otto Billian, sendo duas professoras, em viagem de caminhão para Mucugê, e o prefeito Octacílio Chaves. - do livro "Pequenas Histórias e Acontecimentos" de Oto Billian

Instalou usina de beneficiamento de sisal e promoveu a iluminação pública de Cumbe, atual Euclides da Cunha.
Em Salvador, integrou-se plenamente à localidade.



A partir de 1959, passou a dedicar-se exclusivamente à Chácara Suiça, terras da Fazenda Misericórdia, adqüiridas em 1940, junto à família Avena.

Projetou e construiu o Loteamento Parque Florestal, atualmente conhecido como Horto Florestal.

Este foi o primeiro loteamento urbanizado unidomiciliar planejado com rigor de preservação ambiental, especialmente da flora-fauna nativas. Como parte deste projeto, implantou um laboratório experimental para seleção de mudas. Dentro da mesma proposta, trabalhou por cinco anos, produzindo legumes e frutas.
Sala dedicada a Otto Billian, no Museu Geológico da Bahia.

Durante 50 anos, Otto reuniu uma coleção de mais de quatro mil peças, das quais destacam-se os cristais de quartzo, as pedras preciosas, os minerais e réplicas de diamantes famosos, além de livros, revistas e manuscritos que falam sobre o assunto.
Com a esposa teve duas filhas, Ania e Adelaide.
Documento mostrando Otto Billian idoso.

Faleceu aos 91 anos, em 1984, vitimado por um câncer.
sepultura no Cemitério Alemão, em Salvador, Bahia.

Atualmente, o primeiro condomínio da série de condomínios de alto padrão lançados pela Odebrecht no Horto Florestal, o "Chácara Suíça", ocupa um terreno de 17 mil m², da antiga mansão da família Billian. É composto por 2 torres de 20 andares cada, com 2 unidades de 220 m² privativos por andar. Os nomes das torres são Lucy e Otto Billian, numa homenagem aos antigos proprietários do terreno.
Torres Lucy e Otto Billian
.