segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Terremotos em João Dourado

.
1 - Terremoto: 25 de outubro de 2007
Epicentro: João Dourado
"Terremoto de João Dourado pode ter obstruído parte da Gruta dos Brejões”
A gigantesca e monumental Gruta dos Brejões que o naturalista padre Camilo Torrend classificou como "uma das maravilhas do mundo" pode ter sido parcialmente danificada pelo terremoto que ocorreu recentemente em João Dourado.
Uma informante contou que estava em sua roça nas proximidades da Gruta dos Brejões, quando começou o terremoto. Ela conta que perdeu o controle de si e gritou desesperada pela me que estava um pouco mais distante:
"Mãe, a terra está tremendo! Socorro, mãe!". "A terra está tremendo!"
Então ouviu um barulho gigantesco no local onde se encontra a Gruta dos Brejões.
Percebeu então que uma parte do teto se despencou no meio da gruta, provavelmente obstruindo alguns trechos.
É realmente lamentável se houve algum dano a Gruta dos Brejões, pois trata-se de um patrimônio turístico pertencente a três municípios: João Dourado, São Gabriel e Morro do Chapéu, ficando distante 90 km da sede daquela cidade. A gruta conhecida no mundo inteiro.
Tive o privilégio de atravessá-la, durante três horas, admirando suas estalagmites e estalagtites, entre tantas formações rochosas no ambiente. Ali, segundo registros, foi encontrado pedaços de madeira cujo exame de laboratório revelou que se existe no Líbano e que tinham quase 2.500 anos.
É uma pena que os prefeitos dos três municípios no saibam como explorá-la, gerando renda através do turismo."
.
2 - Terremotos: 25 e 26 de outubro de 2007
Epicentro: João Dourado
Terremoto em João Dourado - Bahia – Brasil
Um terremoto aconteceu em João Dourado, Bahia - Brasil, no território de Irecé, no dia 25 de outubro, sexta-feira, s 20h e 30min. Foram 4 segundos apenas, mas o suficiente para causar pânico a milhares de pessoas nos povoados de Riacho, Floresta e Mata do Milho.
Inicialmente os moradores de Riacho ouviram um estrondo, mas associaram com a explosão de uma bomba tipo as que são usadas nos festejos juninos. Logo depois os telefones começaram a tocar. Eram pessoas de outras localidades, comentando que ouviram uma forte explosão de bomba e que o chão tremeu, rachando paredes e forro de casas.
No dia seguinte, quando o pesadelo parecia ter chegado ao fim, mais uma vez a terra tremeu, durante cerca de pouco mais de 1 segundo, s 9 horas da manhã.
Há quem tente arranjar uma explicação para o acontecimento. Há um rio subterrâneo no território de Irecé e a água muito usada para irrigação. Por conta disso, acaba gerando lacunas e o conseqüente deslocamento das placas.
Este acontecimento, inédito na Bahia, foi tema das conversas dos feirantes de várias localidades que comparecem aos sábados, na feira de João Dourado. E os moradores que até hoje estão bastante preocupados, apelam para que o Governo do Estado e profissionais de Universidades venham pesquisar o acontecimento e arranjar uma explicação lógica.
Afinal, terremoto ou tremor de terras no Brasil coisa rara.
Fonte:
http://tremordeterra.blogspot.com/2007_11_01_archive.html
.
Para conhecer a lista de todos os terremotos registrados na Bahia:
http://museugeologicodabahia.blogspot.com/2011/01/terremotos-anotados-na-bahia.html
.