quinta-feira, 9 de abril de 2009

"Eremotherium" - A nossa Preguiça Gigante



.
Um grande fóssil encontrado na Bahia, o do gênero Eremotherium, aparece montado e de pé. Oriundo da Toca dos Ossos, na povoação de Ouro Branco, então integrante do Município de Jacobina, atualmente emancipada, transformada no Município de Ourolândia, Bahia, encontra-se atualmente no Museu Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro. Do outro lado, à sombra, um Smilodon.
.
Existiram alguns gêneros de Preguiças Terrícolas, destacando-se o Eremotherium, com
seu comprimento de até 6 m do focinho à extremidade da cauda, e altura de até 4 metros, pesando até entre 4 e 5 toneladas. Habitava desde o sul do Brasil até a porção média da América do Norte.
Nos nossos terrenos são destaques os exemplares encontrados em Brejões, Jacobina
e Nova Itarana.
Era também chamado "Megatério", pois é esse o nome da Família Megatheriidae, à qual pertence, juntamente com o Megatherium. Este foi uma outra preguiça terrícola gigante, mas que se distribuiu somente do sul do Brasil até o sul do continente
americano, não tendo aparecido, portanto, em nossos terrenos.
Outros gêneros de preguiça terrícola menores encontrados em nossos terrenos foram
o Mylodonopsis, o Nothrotherium, o Iporangabradys, o Valgipes e o Ocnotherium.
.

Reconstituição de duas grandes preguiças. De pé, o Eremotherium. Abaixo à esquerda o Mylodon.
.
.

Um comentário:

  1. ESSA PREGUIÇA GIGANTE FOI RETIRADA DA TOCA DOS OSSOS EM OURO BRANCO EM 1982 QUANDO ESTE ERA UM POVOADO PERTENCENTE AO MUNICIPIO DE JACOBINA.OURO BRANCO SE EMANCIP0U-SE 1989 PASSANDO A SE CHAMAR OUROLÂNDIA POR TANTO A PREGUIÇA GIGANTE FOI RETIRADA DO MUNICIPIO DE OUROLÂNDIA E NÃO DE JACOBINA.

    ATENCIOSAMENTE,ADAO VARNEI A.DE MENEZES

    ResponderExcluir