segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CBPM lança livro no 45º Congresso Brasileiro de Geologia - CBG


.
Foi realizado no período de 26 de setembro a 01 de outubro de 2010, em Belém, no Estado do Pará, o 45º Congresso Brasileiro de Geologia, que teve como tema “Desenvolvimento e Mudanças Globais: A importância das Geociências”.
O objetivo principal do evento foi promover a divulgação e o debate do estado da arte das diversas áreas do conhecimento geocientífico do Brasil entre estudantes, profissionais de diversos segmentos, incluindo pesquisadores, professores e representantes de empresas governamentais, gestores públicos, empresários do setor mineral, petrolífero e de recursos hídricos, além de organizações não governamentais.
O evento contou com um espaço para discussões de natureza política, social e econômica pertinentes à área, além de constituir um excelente local para divulgação empresarial de produtos e serviços afins e realização de negócios e contatos, que resultarão no estabelecimento de novos parceiros.
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral-CBPM esteve presente no 45º CBG, representada pelo Diretor Administrativo Financeiro, Vinicius Neves Almeida, o Gerente de Publicações, Jorge Eduardo Maron, os geólogos Raymundo Wilson Silva, Antônio Marcos Moraes, Helio Azevedo, Kalina Alves, Alberto Moreira, Erison Tiano e o técnico em mineração, Antônio Rocha Vieira.
A empresa teve a oportunidade de apresentar para o público, através de seus produtos, informações técnicas e econômicas dos trabalhos desenvolvidos atualmente, com lançamentos de diversas novas publicações, entre elas o volume nº34 da Série Arquivos Abertos, intitulado “A Ilmenita de Rio de Campo Apa do Pratigi” e o mais recente volume da Série Publicações Especiais, intitulado “ A História Geológica da Bahia. No estande foi oferecido ao público também o Folder Institucional, o Folder de Oportunidades Minerais e Levantamentos Aerogeofísicos, além do CDs sobre a Avaliação das Potencialidades Minerais das Regiões Econômicas 06 (Nordeste), 11 (Irecê) e o 15(Oeste).

Lançado livro inédito sobre a História Geológica baiana

Durante o 45º Congresso Brasileiro de Geologia foi lançado o livro a História Geológica da Bahia, do autor e geólogo Rubens Antonio. O livro é a oitava publicação da Série Publicações Especiais da CBPM, sendo fruto de uma integração sintética que agrega cerca de cinco décadas de esforços para o entendimento da nossa História Geológica.
Diretor Técnico da CPRM, Manoel Barreto, com o autor.

Trata-se de um projeto abraçado e referenciado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM e pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral-CBPM, que, segundo o Diretor Técnico Rafael Avena Neto, “tem procurado ampliar e aprofundar a divulgação do estado de arte do conhecimento atual dos terrenos baianos, materializado pela disponibilização de diversas publicações técnicas”.
O diretor Avena acrescenta que serão lançados, ainda este ano, duas importantes publicações, A Geologia da Bahia e A Geofísica no Estado da Bahia, este último contendo um CD-ROM com um banco de dados de todos os trabalhos desenvolvidos, através dessa ferramenta, no território baiano”.
.
Para baixar a publicação, em pdf:
.
http://www.4shared.com/document/1lrCo1io/Historia_Geologica_da_Bahia.html
.
Ou
.
http://www.4shared.com/document/chuuqyP-/Historia_Geologica_da_Bahia_re.html
.
.